sexta-feira, 19 de junho de 2009

Confissão - Dead Reckoning


Confissão (Dead Reckoning) de 1947 é um filme caracterizado como noir por trabalhar o universo de um homem oprimido, vitimizado pelo pós-guerra, que luta contra dilemas de um mundo contemporâneo. Os personagens desse estilo de filmes estão em sua maioria ligados a histórias cercadas por crimes e mistérios além de mentiras e traições onde as mulheres significam uma séria ameaça as crenças e convicções de certo e errado. O herói noir é marcado pela afirmação heterossexual, onde o personagem principal é viril, mas vê na mulher o perigo da femmes fatale.
Os personagens principais deste estilo de filme estão sempre envolvidos num mundo cínico e antipático.
Um das características dos filmes noir é o fato de estarem cercados por dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança, paranóia e cinismo, em ambientes realistas urbanos e utilizando-se de técnicas como narração confessional ou movimentos de câmera com o ponto-de-vista do herói.

Dentro deste contexto o diretor John Cromwell criou no filme Confissão o intrigante personagem do herói-noir capitão Rip Murdock (Humphrey Bogart), recém chegado da Segunda Guerra juntamente com seu amigo o sargento Johnny Drake (William Prince). Murdock descobre que seu companheiro de batalha está envolvido em um crime e que o mesmo desaparecera sem deixar pistas. Disposto a descobrir o mistério que permeiam o passado de seu fiel amigo o capitão Rip terá que enveredar por um mundo cheio de pessoas inescrupulosas e muito mistério, alem da charmosa e intrigante Coral Chandler (Lizabeth Scott), uma antiga cantora de cabaré que agora encontra-se viúva de um milionário.
Em meio as suas investigações Rip descobre que seu amigo no passado se envolvera com a cantora, e logo começa a julgá-la e se empenha especialmente em denegrir a imagem da misteriosa mulher pela qual Johnny estava apaixonado.
O capitão Murdock, porém acaba se envolvendo com a femmes fatale e ex cantora de cabaré cuja os cabelos cheiram a jasmim, enveredando por um caminho que ele mesmo não imagina onde pode chegar.

Os filmes noir são característicos das décadas de 1940 e 1950 "período clássico" deste estilo. Alguns historiadores do cinema consideram Stranger on the Third Floor (1940) como o primeiro film noir genuíno.. Touch of Evil (1958), de Orson Welles é comumente citado como o último filme do período clássico.
Outra característica do noir é o fato de serem películas produzidas especificamente em preto e branco.
Considero meus preferidos dentro deste leque os seguintes filmes: "Gilda"(1946), "À Beira do Abismo" "The Big Sleep" (1946) e "Foragidos da Noite" "Night And The " - (1950)". Lógico que existem muitas outras pérolas deste estilo que vale a pena serem descobertas...

Um comentário:

Rodrigo Andreiuk disse...

Júnia, o Christian acaba de colocar a sua entrevista em meu blog!
Veja lá depois !
beijao!
Rodrigo