sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um Dia Para Relembrar - Two Bits


Filadélfia, 26 de agosto de 1933, mais um dia quente de verão e particularmente especial na vida de Gennaro Spirito (Jerry Barone) um garoto de aproximadamente 12 anos, que vive com a mãe a viúva Luisa Spirito (Mary Elizabeth Mastrantonio) e o avô Gitano Sabatoni (Al Pacino).
O país ainda vive com todas as suas forças os reflexos da crise de 1929, onde milhares de pessoas estão desempregadas e lutam para conseguir alguns centavos para poderem sobreviver.
Gennaro com sua inocência pensa apenas em ir a inauguração do cinema "La Paloma" a novidade da região, que promete entretenimento e diversão por apenas 25 centavos. Mas onde conseguir esse valor em meio a pobreza em que o cerca.
O garoto tem apenas duas opções, esperar que seu avô morra e deixe uma moeda de 25 centavos de herança ou tentar conseguir o valor prestando pequenos serviços para a comunidade.
Gennaro opta pela segunda alternativa e a partir desse momento inicia uma série de pequenos trabalhos que o levarão a uma vida que ele até então nunca imaginara existir e muito distante das fantasias que o La Paloma prometia. O garoto encontrará no seu caminho um médico pedófilo, o suicídio de uma dama da sociedade e o passado nada heróico de seu avô.
No final do dia, depois de passar por uma sucessão de sentimentos que ele próprio desconhece Gennaro retorna para casa e encontra seu o velho Gitano já quase morto e ele em sua última conversa com avô pergunta se somente o corpo morre ou se sentimentos e desejos também deixam de existir. Logo que o menino faz essa pergunta, percebe-se que ele não é mais a mesma criança inocente e sonhadora, ele havia tomado contato com crueldade do universo adulto.
Temendo que o garoto perdesse sua essência sonhadora, o avô de Gennaro pede para que ele prometa acreditar em seus sonhos, custe o que custar.
O final do filme é comovente e belissimo, com cenas recheadas de uma ternura impar, difícil de se ver hoje em dia.
Esta é a 2ª vez em que o diretor James Foley e o ator Al Pacino trabalham juntos. A anterior foi em O Sucesso a Qualquer Preço (1992)..
Esta é a 2ª vez que os atores Al Pacino e Mary Elizabeth Mastrantonio atuam juntos. A anterior fora em Scarface (1983).
Infelizmente ainda nao encontrei nehum vídeo relacionado ao filme para ilustrar meu blog, mas minha busca continua e assim que conseguir estarei postando.



quarta-feira, 10 de junho de 2009

As Margens De Um Crime - In the Electric Mist


Poucos filmes abordam a devastação que se encontra o sul dos EUA como, " As Margens De Um Crime - In the Electric Mist".
O Sul dos EUA hoje é uma das regiões mais abandonada pelo governo americano, devido a predominância de negros ali residentes, característica do seu passado colonial acrescido pela devastação do Katrina.
Quem assistir ao filme verá que o agravo as situação local com o furacão é toda hora mencionado na história, mostrando como a população local vem enfrentando dificuldades até hoje.
Vários diálogos entre o Detetive Dave Robicheaux (Tommy Lee Jones) e as pessoas próximas a ele deixam isso evidenciado. Até mesmo os crimes que ele tenta solucionar estão diretamente ligado as condições econômicas da região hoje.
Dave, tem que desvendar uma série de assassinatos de jovens e belas prostitutas que acabam caindo nas mãos de um serial killer ligado ao chefão do crime da região Baby Feet Balboni (John Goodman) que aproveita-se da fragilidade econômica dos moradores locais para explorá-los de várias formas.

Em meio essa caça louca pelo assassino, Dave terá um encontro duplo com passado, os fantasmas da Confederação (The Confederacy) e a ossada de um negro morto a mais de 40 anos encontrado acarretando as margens de um rio local.
Muito interessante observar que quando o detetive Dave percorre as ruas da região a câmera procura mostrar os estragos até hoje presentes no região, com casas abandonadas, destruídas e a extrema carência de atenção governamental existente alí.
A trilha sonora é muito interessante, marcada pelo soul típico do sul dos EUA.
Antes de finalizar vale destacar que as críticas a In the Electric Mist nao têm sido nada favoráveis. O filme tem sido visto como um grande fracasso policial sem surpresas e com personagens superficiais. Nem mesmo o grande elenco consegue salvar a história onde os personagens estão soltos e perdidos. O roteiro é considerado desleixado pelos críticos assim como a direção Bertrand Tavernier.
Eu confesso que gostei mais da abordagem política/atual da região onde a trama se desenrola que da história em si. Fiquei um pouco entediada com os vários personagens que surgiam do nada e sumiam da mesma forma, como é o caso de Elrod Sykes ( Peter Sarsgaard).



segunda-feira, 8 de junho de 2009

Lounge Music


Lounge Music é um gênero que nasceu para misturar fronteiras étnicas, estéticas ou musicais, fazendo releituras de diferentes lugares. É o que todo mundo chama de música de elevador.... eu gosto, são viajantes.
Lounge Music remete mais a um ambiente tranqüilo, piano bar relaxante, remete ao jazz.
Atualmente a Lounge Music é uma mistura de estilos muito interessantes e abrangente que vai desde tendências afro/brasileiras, funk-jazz, soul music, bossa nova, música eletrônica, dub, tudo isso tendo ao fundo uma levada "groove" e bem jazzística.
Nos dicionários de inglês, a palavra Lounge é traduzida como divã, sofá, sala ou lugar de descanso. Em Londres e Nova York, onde começou a tendência, diversas casas oferecem espaços cheios de grandes sofás, pufes e poltronas. Os freqüentadores conversam, em um clima cool, com músicas tranqüilas.
Essa tranqüilidade de um ambiente para conversar e relaxar é a principal característica da Lounge Music.
O vídeo que coloquei como referência a Loung Music é de Mono - Silicone, já foto de ilustração é de um dos CDs do Café Del Mar, club (boite)que procura produzir músicas nesse estilo.

Desde já agradeço ao DJ Pops por fornecer o link com as músicas do CD Mono Formica Blues.

DOWNLOADS DO CD MONO FORMICA BLUES

Mono - Formica Blues.rar




domingo, 7 de junho de 2009

Cova Rasa - Shallow Grave


Cova Rasa é um filme que não existe meio termo para seu julgamento, ou você adora de imediato ou odeia. O filme narra o sentimento de ambição existente em cada um de nós e conseqüentemente o que somos capazes de fazer quando dominados pela avareza.
A história inicia-se quando três três jovens que dividem um apartamento A médica Juliet (Kerry Fox), o jornalista Alex (Ewan McGregor) e o contador David (Christopher Eccleston) resolvem alugar um quarto para um estranho.

O inquilino dos três acaba sendo Hugo (Keith Allen) um bandido viciado em drogas, que acaba por morrer de overdose deixando uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida dos três seja alterada de forma brutal.
Cegos pelo cobiça os três resolvem não denunciar a morte de Hugo para polícia e ficar com o dinheiro.

Quanto ao corpo, decidem esquartejá-lo e enterra-lo.
Mas a questão é: quem picaria o corpo de Hugo? Nenhum dos três tem coragem para tal. Alex então resolve que a sorte seria lançada no palitinho e David acaba tendo o infortúnio de ser o responsável por fatiar o cadáver. A partir desse momento sua vida nunca mais será a mesma. O jovem contador depois do que fez, vai se tornando uma pessoa cada vez mais estranha, levando ao pânico Juliet e Alex.
David se torna obcecado e passa a viver no sótão do apartamento de onde monitora a vida dos outros dois companheiros.
Por ironia do destino Alex recebe a oportunidade de sua vida, fazer a cobertura sobre o caso de um corpo que teria sido esquartejado e enterrado em uma cova rasa.
Apavorado, Alex descontrola-se perto da polícia que conseqüentemente chega aos três jovens.
Na luta para obter a mala de dinheiro veremos a maior demonstração de ambição, avareza e desprezo pela vida do próximo.
Como já dito antes, um filme que mostra claramente o que nós seres humanos somos capazes de fazer movidos pelos sentimentos mais sórdidos existentes em nosso íntimo.
Acho um película extremamente inteligente, um dos meus preferidos e indico como um suspense muito bom.
Após Cova Rasa, o ator Ewan McGregor e o diretor Danny Boyle trabalharam ainda em outros dois filmes: Trainspotting - Sem Limites (1996) e Por Uma Vida Menos Ordinária (1997).
Cova Rasa é o primeiro filme do diretor Danny Boyle.

DOWNLOADS DO FILME:

Cova_rasa_legendado.part1.rar
Cova_rasa_legendado.part2.rar
Cova_rasa_legendado.part3.rar
Cova_rasa_legendado.part4.rar

Senha Para Descompactar
http://farra.clickforuns.net