quinta-feira, 4 de junho de 2009

Die Büchse der Pandora - Pandora - A Caixa de Pandora


Lulu é uma personagem muito interessante de ser avaliada, estudada e observada. Uma jovem radiante, sedutora e escancaradamente sensual que é inconscientemente responsável pela ruína de seus amantes e vítima da exploração daqueles que se aproveitam de sua beleza e ingenuidade. Uma jovem sedutora pela química resultante de um forte sex-appeal aliado a um ar de garota infantil, quase inocente. A mistura de viço, inocência juvenil e beleza assombrosa será responsável pela derrocada de Lulu.

Lulu (Louise Brooks ) está cercada por pessoas estranhas e do mais duvidoso caráter e sentimento, entre eles Schigolch (Carl Goetz), um velho imoral que finge ser pai da jovem para explorá-la como prostituta. O trapezista Rodrigo Quast (Carl Raschif) que no decorrer da história tenta extorqui-la. Ludwig Schoen (Fritz Kortner), influente dono de jornal que está noivo da filha do Ministro do Interior e que acaba por romper seu noivado para se casar com a coquete.

O dramaturgo Alwa (Franz Lederer) filho de Schoen que é completamente apaixonado por Lulu. A condessa lésbica Geschwits (Alice Roberts) que pela linda jovem é capaz de tudo.
Como já dito antes, Lulu lentamente levará a ruína um por um dos personagens que a cercam. Começando por Ludwig Schoen, o dono de jornal que a noite de seu matrimonio com Lulu cometerá suicídio por ciúmes da moça.
Acusada pelo assassinato do marido a jovem coquete consegue fugir juntamente o filho do falecido noivo. Alwa acabará enveredando pelo submundo das drogas e jogatina para manter Lulu escondida da polícia, se tornando um farrapo humano.
Outro personagem que será totalmente aniquilado nessa história será condessa Geschwits, que por amar Lulu se envolverá num crime para defende-la. Ao que tudo indica a condessa Geschwits será acusada de assassinar O trapezista Rodrigo Quast. O que nao passará de uma armação Schigolch para livrar Lulu da extorsão.

Nessa trama toda, Lulu quase será vendida para Cairo como prostituta, mas conseguirá fugir junto com Alwa e Schigolch, para Londres. Lá, os três se vêem em extrema miséria e Lulu decide se prostituir. Consegue seu primeiro cliente mas, afeiçoado por ele, não tem coragem de cobrar pelo seu serviço. Mal sabia que estava caindo nas garras de Jack, o estripador.Este é um filme caracterizado pelo puro realismo alemão e considerado um dos clássicos do cinema mudo e pelo magnifico trabalho do diretor Georg Wilhelm Pabst.

A condessa Anna Geschwitz é considerada por muitos historiadores como sendo a 1ª personagem lésbica do cinema.
História adaptada das "peças de Lulu" de Frank Wedekind. Embora as peças originais se passem em 1888, o ano dos crimes do Estripador, Pabst imagina um cenário fantástico, porém contemporâneo, que parece começar na modernidade de Berlim dos anos 20 e então volta no tempo a uma Londres nebulosa para um cenário de um assassinato que é o primeiro grande insight do cinema no que diz respeito a mentalidade de um serial Killer.

os deuses gregos criaram uma mulher: Pandora.
Ela era linda, encantadora, versada na arte da lisonja...
mas os deuses também deram-lhe ...
uma caixa na qual trancaram todos os males do mundo.
A imprudente mulher abriu a caixa e...
o desastre recaiu sobre nós!
Como uma inocente perseguida,
eu a chamo de Pandora,
porque através dela, todos os males
Se abateram sobre o Dr. Schoen!


Agradeço mais uma vez o blog do Tcinho por fornecer essa preciosidade do cinema mudo e finalizo esse comentário não com um trailer do filme, mas com uma homenagem do grupo OMD a Louise Brooks ( minha música e banda preferida)

DOWNLOADS DO FILME:

pdrbx_1928_RMVB.FORUM.FARRA.BY.Dneil.part1.rar
pdrbx_1928_RMVB.FORUM.FARRA.BY.Dneil.part2.rar
pdrbx_1928_RMVB.FORUM.FARRA.BY.Dneil.part3.rar
pdrbx_1928_RMVB.FORUM.FARRA.BY.Dneil.part4.rar

Senha para descompactar:
http://farra.clickforuns.net




terça-feira, 2 de junho de 2009

“The House of the Spirits” - “ A Casa dos Espíritos”


The House of the Spirits”, “ A Casa dos Espíritos” filme de 1993, diridido por Billie August, é uma dos mais belos livros da escritora chilena Isabel Allende adaptado para o cinema. Narra a história de três gerações de amores e desilusões na família Trueba e tem como pano de fundo os conflitos políticos que abalaram o Chile culminando com o golpe militar que estabeleceu a ditadura de Augusto Pinochet.
Para melhor entendimento daqueles que ainda não assistiram o filme resolvi dividi-lo em duas partes.
Iniciamos a história na década de 20 com Esteban Trueba (Jeremy Irons) um jovem sem muitas posses pedindo a mão de Rasa (Teri Polo) filha de um político em casamento. Este promete trabalhar duro em busca de riquesas para que possa voltar e se casar com a jovem Rosa. Ainda nesse cenário vemos a pequena Clara (Mamie Gummer) irmã de Rosa se apaixonar por Esteben.
Clara possuía poderes paranormais era capaz de pressentir coisas inexplicáveis e isso acaba ser um tormento em sua vida, já que a menina não conseguiu prever a morte por envenenamento de sua irmã, noiva de Esteben.
Com a morte de Rosa, Eteban junta suas economias e compra uma velha propriedade, Três Marias e durante vinte anos trabalha duro para se tornar um prospero latifundiário.
Com o falecimento de sua mãe, Esteban é obrigado a voltar ao Chile e no velório deslumbra-se com a jovem Clara (Meryl Streep) agora uma moça feita. Imediatamente Eteban pede Clara em casamento e esta aceita.
Logo depois da cerimônia matrimonial, Clara ruma para propriedade de seu marido e lá se torna amiga intima de sua cunhada Ferula (Glenn Close). Essa amizade desde o início irrita Esteban, homem ciumento e possessivo.

Com o passar do tempo Clara engravida e dá a luz a uma menina de nome Blanca (Hannah Taylor-Gordon ).
Esteban porém, não aceita o fato de sua filha nutrir amizades com filhos de trabalhadores da fazenda e a manda para uma escola interna.
Na fase adulta Segunda parte da historia, Blanca que é vivia por Winona Ryder nutre um grande amor por Pedro (Antonio Banderas), um jovem revolucionário que vai contra os desmandos de Esteban em sua propriedade.

O comportamento violento de Esteban com a filha mediante ao seu envolvimento com o jovem revolucionario e com a esposa acaba por distanciá-lo de ambas que partem da fazenda. Blanca terá uma filha de nome Alba com Pedro, que agora passa a liderar fortes movimentos políticos de esquerda no país.
Já em meados da década de 70 o Chile será assolado pela ditadura militar e para não ver a filha, a neta e Pedro serem mortos, Esteban acaba revendo seus conceitos políticos e sociais.

O filho bastardo de Esteban, fruto de um estupro cometido pelo fazendeiro a uma de suas empregadas terá grande importância no decorrer da história.
Existem cenas neste filme que palavras não conseguirão nunca expressar, como a volta de Blanca de uma base militar depois de dias torturas abraçando seu pai já idoso e arrependido da postura dominadora e patriarcal que exerceu sobre a família durante tantos anos.
O apoio dado por Esteban para o exilio e Pedro no Canadá e a própria morte de Clara.
Vale destacar que este é um dos últimos bons papeis de Antonio Bandeiras, depois disso ( na minha opinião), ele passou a fazer filmes mais comerciais. Gostava muito de Banderas com Pedro Almodóvar.
Winona Ryder está em um de seus melhores momentos com uma atuação verdadeiramente comovente e emocionante
Meryl Streep e Glenn Close na primeira fase da história roubam a cena em vários momentos.
Por fim destaco o impecável trabalho de Jeremy Irons, nos fazendo odiá-la, admirá-lo e até mesmo amá-lo.
Como curiosidade vale destar:
Isabel Allende autora do romance, é sobrinha do falecido presidente Chileno deposto Salvador Allende.
Em 1981, quando Isabel Allende soube que o seu avô se encontrava moribundo, começou a escrever uma carta de despedida para ele. A partir do momento em que as palavras começaram a ser derramadas, nada mais as conteve. Quando finalmente tomou fôlego, Allende deparou-se com 500 páginas manuscritas que se tornaram o seu primeiro romance, A Casa dos Espíritos.
Clara, Blanca e Alba nomes cujo significado intrínseco apontam a Luz como dominante – são mulheres fortes que lutam pelo que acreditam.
Nos cinemas foi exibida uma versão de A Casa dos Espíritos que continha apenas 138 minutos, em DVD porem, pode-se assistir o filme com 150 minutos.