sexta-feira, 10 de julho de 2009

Se Meu Apartamento Falasse - The Apartment


C.C. Baxter ou Buddy (Jack Lemmon) é um jovem solteiro que vive em um apartamento pequeno mas confortável próximo ao Central Park e trabalha em uma grande empresa. Lá ele ocupa um cargo sem muita expressão, mas aspira um dia chegar à direção. Buddy descobre uma maneira de conseguir uma ascensão meteórica no escritório emprestando seu apartamento para encontro amorosos de seus superiores com funcionárias da empresa.
C.C. Baxter, porém, começa a perceber que esta forma de progredir profissionalmente não é tão fácil como ele imaginava. Sua privacidade começa ser prejudicada e para piorar ele se apaixona por Fran Kubelik (Shirley MacLaine) uma das ascensoristas do prédio onde ele trabalha e que por ironia do destina tem um caso amoroso com um dos diretores da empresa, Jeff D. Sheldrake (Fred MacMurray) .
Fran acredita que Jeff a ama verdadeiramente e que irá se separar de sua esposa para estabelecer um relacionamento estável com a jovem. Porém na festa de natal da empresa a moça descobre que não passa de mais uma nas mãos do executivo e após uma discussão com seu amante no apartamento de Buddy, tenta suicídio ingerindo vários comprimidos de sonífero.
C.C. Baxter chega a seu apartamento e encontra a jovem ascensorista quase morta, porém com a ajuda de seu vizinho Dr. Dreyfuss (Jack Kruschen) ambos conseguem salvar a vida da jovem.

A partir de então Buddy passa se envolver mais e mais com a jovem o que acaba por custar-lhe o cargo que tanto almejou.
The Apartment é uma comédia deliciosa e inteligente onde Billy Wilder não tem a intenção de nos levar a gargalhadas, mas sim aquela sensação de bem estar diferente que alguns poucos filmes são capazes de fazer.
Jack Lemmon está comovente com aquele ar de bufão e ao mesmo tempo de bom moço que mesmo em meio a vida

agitada dos seus superiores consegue se manter pacato e fiel ao sentimento que nutre pela jovem Fran. Como sempre atuando com perfeição nos faz sentir aquela melancolia pelo seu personagem e uma simpatia gratuita logo de cara pelo jovem Buddy.
Shirley MacLaine com aqueles cabelos curtinhos e olhos apertadinhos consegue quase nos convencer que nao está atuando, que realmente é uma
jovem e frágil mulher apaixonada que sem querer acaba por se envolver somente com a pior espécie de homens.
Como todos já perceberam, mais uma vez Wilder aborda assuntos polêmicos para época nesse filme tais como: o adultério, suicídio e relação patrão/funcionária. Além disse faz referências a clássicos do cinema durante do desenrolar da historia, como a cena onde Jack Lemmon janta a frente da TV a espera da exibição de Grand Hotel de 1932.
Essa é mais uma comédia homérica e deliciosa, dirigida pelo mestre Billy Wilder Com um excelente roteiro e a fabulosa direção de Wilder, o filme recebeu 10 indicações ao Oscar, sendo agraciado com cinco estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Edição. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Jack Lemmon), Melhor Atriz (Shirley MacLaine), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Kruschen), Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Som.
Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jack Lemmon) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Shirley MacLaine).
Ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza
Com exceção de A Lista de Schindler (com algumas cenas coloridas), Se Meu Apartamento Falasse foi o último filme em preto e branco que ganhou o Oscar de melhor filme.
Para dar a impressão de um escritório muito grande nas cenas em que C. C. Baxter está na escrivaninha, o diretor Billy Wilder utilizou atores anões e mandou fazer móveis especiais.
O "C.C." em "C.C. Baxter" é a abreviatura de Calvin Clifford.
Deixo o DOWNLOADS de se meu apartamento falasse para quem interessar.

The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part1.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part2.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part3.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part4.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part5.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part6.rar

Senha para descompactar: http://farra.clickforuns.net



6 comentários:

Dewonny disse...

Filme excelente, q já faz um tempão q assisti, um dos meus favoritos do Billy Wilder, Jack Lemmon e Shirley Maclaine estão perfeitos. nota 9.0!
Abs! Diego!

Anônimo disse...

Também adoro cinema e musica, embora não seja historiador. Gosto muito dos filmes de Jack Lemmon.

Parabéns pelo Blog.

Guilherme.

Aconteceu Naquela Noite disse...

Obrigada Guilherme!!!

Rodrigo Andreiuk disse...

Parabens pelo post!
vou baixar!

Caio disse...

Maravilhoso! Obra-prima! Billy Wilder!

André C. disse...

Júnia,
este filme é uma obra-prima. Ele está passando no Telecine Classic, passou sexta e ontem de novo, pena que nas duas vezes peguei pela metade.
Mas é daqueles filmes que a gente guarda com carinho.

Beijos.