terça-feira, 14 de julho de 2009

Os Homens Preferem as Loiras - Gentlemen Prefer Blondes


Os Homens Preferem as Loiras” é uma comédia musical muito divertida que conta história de duas amigas dançarinas completamente diferentes no quesito escolhas de amores. Lorelei (Marilyn Monroe) é uma loira apaixonada por diamantes, que deseja de todas as formas casar-se com seu noivo o milionário Esmond, porém o pai do jovem não quer o enlace e tenta de todas as formas atrapalhar os planos da loira. Já Dorothy (Jane Russell) melhor amiga de Lorelei é uma linda morena que ao contrário de sua amiga, acha que o amor pode vir de homens desprovidos de dinheiro e bens. Lorelei não concorda com a linha de raciocínio de sua amiga e tenta de todas as formas ajudá-la a encontrar “o homem perfeito” para sua vida segundo o seu critério, que inclui é claro ser milionário.

Não é somente no quesito amor que as duas amigas se diferenciam, Dorothy é esperta e possui uma ironia impar. Já Lorelei é completamente ingênua e acredita em todos que se aproximam.
A pedido de Esmond (Taylor Holmes) noivo de Lorelei, as duas moças partem de navio para Paris. A viagem, porém será o centro de toda confusão em que as duas dançarinas irão se meter.
Sem saber que estavam sendo vigiadas pelo futuro sogro de Lorelei as duas vedetes se aproximam de um detetive particular Sr. Malone (Elliott Reid) que tem como função arruinar o noivado da loira com provas que a comprometam. Malone porém

acaba se apaixonando por Dorothy que passa a desprezá-lo quando descobre que ele está alí para acabar com o romance de sua amiga.
A história é recheada de personagens divertidos, como o Sir Francis Beekman (Charles Coburn) o rei dos diamantes e Henry Spofford III (George Winslow) um menino de no máximo 10 anos que Lorelei esperava ser o “partidão” perfeito para sua amiga inseparável.
Existem situações divertidíssimas, como do Sr. Malone vestido num penhoar cor de rosa que nos remete a cena clássica de Levada Da Breca onde Cary Grant se vê as voltas também com um penhoar rosa.

Outra cena muito engraçada é a de Marilyn entalada na escotilha do navio sendo salva pelo pequeno e cavalheiro Sr. Henry Spofford III.
Howard Hawks é geralmente considerado muito clássico e comedido, mas aqui ele pende para o estilo das comédias loucas e espetacularmente vulgares de Frank Tashilin – uma constatação comprovada pela presença de George Winslow, aquela criança maravilhosamente grotesca. Os excessos de estranhezas de certas seqüências como a imortal serenata de Russel endereçadas a um grupo de brutamontes indiferentes , “Ain’t There Anyone Here to Love e a relação freqüentemente superficial que as duas vedetes tem com a história principal são alguns dos aspectos que tornam o filme tão delicioso para platéias contemporâneas. Os Homens Preferem as Loiras foi um dos mais importantes musicais da década de 50 e um enorme sucesso para Marilyn que dividiu o estrelato com Jane Russel.

Para grande frustração dos mexeriqueiros, as duas se tornaram muito amigas
Inicialmente, a Fox pretendia contratar Betty Grable para para o papel de Lorelei. Entretanto, após o sucesso de Torrente de Paixão, de 1953, o estúdio decidiu chamar a novata Marilyn Monroe, por acreditar que ela daria ao filme um maior sex appeal, além de seu salário ser bem menor que o de Grable.
Apesar de o filme ter sido um sucesso MM estava presa a um contrato com Fox que lhe rendera apenas dezoito mil dólares, o que não era muito pelo padrão de Hollywood, pois dele ainda tivera que tirar impostos, pagamento de agentes e professores. Já Jane Russel, que não encontrava-se presa a um contrato de longo prazo ganhara cem mil dólares.
A desigualdade no valor do cachê recebido por Marilyn foi responsável por ela mais tarde romper com a Fox e criar sua própria produtora de filmes a Marilyn Monroe Productions ou MMP
E foi com Gentlemen Prefer Blondes que em meados de 1953, logo depois do vigésimo sétimo aniversário de MM que a atriz juntamente com sua amiga Jane Russel
ajoelharam-se na calçada diante do Grauman's Chinese Theater, no Hollywood

Boulevard e as duas puseram as mão no cimento úmido, depois os pés, e então escreveram seus nomes ao lado da impressão. Marilyn começou a fazer suas brincadeiras habituais. Com malícia sugeriu que Jane Russel, famosa pelo tamanho de seu busto, deveria inclinar-se para deixar a marca registrada. Quanto a si mesma, propôs sentar-se sobre o cimento. As idéias foram recusadas juntamente com a idéia de por um diamante no lugar do pingo i de sua assinatura, para lembrar a canção Diamonds are a girls best friend Em seu lugar foi usada uma pedra de strass, posteriormente roubada
Vale destacar que o número de Diamonds Are a Girl's Best Friend, uma das canções interpretadas por Monroe, foi copiado por Madonna, Kylie Minogue e Anna Nicole Smith.

Download de "Os Homens Preferem As Loiras"

MARILYN MONROE - OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS - GENTLEMEN PREFER BLODIES - 1953 - TORRENT e LEGENDA PtBR - BY SSRJ.rar



7 comentários:

Unknown disse...

Oi Junia, também sou professor de História e apaixonado por cinema. Descobri seu blog ontem no Carioca e já colei no meu cujo endereço é
http://dan-poucodetudo.blogspot.com/ de uma passada lá e venha me visitar.
Abraços

Cravo e Canela disse...

Oi Junia...o que houve com - Há controvérsias...?
bjs
Gabi

Dewonny disse...

Esse é muito bom tbm, Marylin Monroe, linda e estonteante..nota 8.0!
Bjo Diego!

Caio disse...

Um dos melhores musicais de Hollywood. Howard Hawks é outro diretor que você vai se apaixonar. Gostava muito de trabalhar com as musas. Outros que adoro dele são "O Esporte Favorito dos Homens" e "Hatari!". Se tiver a oportunidade, veja.

Gian Le Fou disse...

Das comédias de Monroe, esse é uma das minhas favoritas.

Lindo blog! Beijos.

Anônimo disse...

Pelo AMOR de Deus...
O Link esta QUERBRADO!
Me ajuda... Quero ver o filme!

Anônimo disse...

Pois é, o link ta quebrado! pq vc abandonou este blog, vc tem filmes raros muito dificeis de achar. parabéns pelo que tem feito!