sábado, 4 de julho de 2009

Gata em Teto de Zinco Quente - Cat on a Hot Tin Roof


Todo o clã da família Pollitt se reúnem para festejar aquele que seria possivelmente o último aniversário do patriarca dos Pollit, Harvey ou Big Daddy (Burl Ives) com câncer já em fase terminal.
Essa reunião, porém, é marcada por um jogo de interesse, onde membros da família se digladiam da forma mais mesquinha possível na esperança de agradar Harvey e conseguirem serem agraciados com herança e conseqüentemente usufruírem da fortuna que velho Big deixaria pós morte.
Nesse clã cheio de intrigas temos Brick Pollitt (Paul Newman) o filho alcoólatra de Big Daddy, um ex jogador de futebol fracassado, que afoga suas mágoas nas bebidas e que despreza por completo sua linda esposa “A gata”Margaret/Maggie (Elizabeth Taylor) que por sua vez, ama loucamente o marido e implora incessantemente por um minuto de sua atenção.

Teremos também o filho mais velho do velho Big, Cooper (Jack Carson) que viveu em função dos desejos do pai, se tornando advogado e administrador e que acaba não tendo nenhum reconhecimento por parte do velho. A esposa interesseira de Cooper, Mae Flynn Pollitt (Madeleine Sherwood) e Ida 'Big Momma' Pollitt (Judith Anderson) a senhora Big.
Brick odeia tudo que o clã representa e quando se refere a eles alega sentir nojo de tudo e todos. Brick tenta justificar seu desprezo pela vida e apego pelo álcool por um mistério que somente ele sua bela esposa Maggie sabem. Algo que envolve o passado do casal. Segundo Brick, Maggie fora culpada de um incidente que custou a vida de seu amigo de campo Skipper.
A relação entre Skipper e Brick era algo muito complexa e mexia com a cabeça de Maggie. Os dois jogadores tinham uma cumplicidade tão forte que não permitia a jovem conseguir se aproximar do próprio marido, gerando na “Gata” um ciúme mórbido
Gata em Teto
movendo-a a arquitetar qualquer plano possível para afastar ou abalar a amizade dos dois jogadores.
Brick é claramente o filho preferido do velho Big, que não aceita o foto do jovem ter se tornado um alcoólatra e desprezar sua bela mulher.
Toda trama passa em uma noite chuvosa onde se comemora o aniversário patriarca e em meio a essa reunião familiar ninguém é poupado de ouvir verdades, criando um clima de verdadeira tensão.
As atuações do filme são espetaculares com atores realmente geniais e diálogos excelentes. Elizabeth Taylor estava em alta na carreira, e tinha muito mais a mostrar que sua beleza. Paul Newman estava apenas começando a aparecer para valer para seu público. Vale destacar também a magnífica atuação de Burl Ives, que está
Gata em teto
perfeita como a do velho patriarca doente e amargo, que viveu em função de construir um império e pouco se preocupou em dar mais amor aos que lhe rodeavam.
Aqueles que já assistiram o filme concordarão que provavelmente cena entre Newman e Ives no porão da casa é melhor de todo o filme. Lá ambos se despem de seus orgulhos e abrem seus corações e falam de amor, orgulho, ódio rejeição e principalmente de perdão.
A história é baseada na peça de Tennessee Williams e quando lançado nos cinemas, em 1958 muitos acreditavam que seria um fracasso de bilheteria e um retrocesso cinematográfico.
Como curiosidade vale ressaltar que a peça original tinha um teor homossexual na relação que envolve Skipper e Brick, cortada pelo código de ética de Hollywood que na adaptação para o cinema mostra com clareza que o personagem de Paul Newman é completamente apaixonado por sua esposa, porem seu orgulho o impede de quebrar a barreiras e perdoá-la.

Tennesse Williams, autor da peça A Gata em Teto de Zinco Quente, detestou tanto a versão cinematográfica que fez publicidade contra o filme, na época em que foi lançado.
Grace Kelly e Lana Turner estiveram cotadas para interpretar a personagem Maggie Pollitt
A censura da época removeu as referências de homossexualidade, fazendo da personagem de Paul Newman um problemático, em vez de alguém que luta com sua identidade sexual.
O filme foi refilmado para a TV norte-americana em 1984.
Recebeu 6 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Paul Newman), Melhor Atriz (Elizabeth Taylor), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia – Colorida.
Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.
Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, melhor Ator Estrangeiro (Paul Newman) e Melhor Atriz Estrangeira (Elizabeth Taylor)
A direção de Richard Brooks merece destaque pelo fato de ter conseguido junto com uma equipe magnífica de atores ter transformado um filmes que muitos consideravam um fracasso em sucesso absoluto.
Para finalizar destaco a beleza estonteante de Paul Newman ator e diretor

cinematográfico conhecido por seu apoio a causas políticas liberais nos EUA, sua paixão pelo automobilismo e pela velocidade. Ex-fumante inveterado, padeceu por muito tempo de câncer do pulmão, o que acabou levando-o a morte em 2008.


Download de A Gata em Teto De Zinco Quente
CinemaCultura.blogspot.com_GataEmTetoDeZincoQuente.rmvb.001
CinemaCultura.blogspot.com_GataEmTetoDeZincoQuente.rmvb.002
CinemaCultura.blogspot.com_GataEmTetoDeZincoQuente.rmvb.003
CinemaCultura.blogspot.com_GataEmTetoDeZincoQuente.rmvb.004



4 comentários:

Chayani disse...

Júnia, não entendo muito de filmes apesar de gostar muito de ver, mas adorei seu blog, sempre passo aqui para conferir suas dicas, dei uma espiadinha nas fotos, achei o máximo, seu trabalho é muito bom, parabéns!

beijos

Caio disse...

Grande drama, praticamente sustentado pelos diálogos. E Liz Taylor, linda como sempre.

Dewonny disse...

Adoro o Paul Newman e a Elizabeth Taylor, ver os 2 atuando juntos nesse filme foi inesquecível, achei excelente. nota 9.0!
Abs! Diego!

Red Dust disse...

Filme de nota máxima. Tenso, mas ao mesmo tempo inebriante e até um pouco atrevido para a época. Claro que Elizabeth Taylor e Paul Newman fazem a diferença.