
C.C. Baxter ou Buddy (Jack Lemmon) é um jovem solteiro que vive em um apartamento pequeno mas confortável próximo ao Central Park e trabalha em uma grande empresa. Lá ele ocupa um cargo sem muita expressão, mas aspira um dia chegar à direção. Buddy descobre uma maneira de conseguir uma ascensão meteórica no escritório emprestando seu apartamento para encontro amorosos de seus superiores com funcionárias da empresa.
C.C. Baxter, porém, começa a perceber que esta forma de progredir profissionalmente não é tão fácil como ele imaginava. Sua privacidade começa ser prejudicada e para piorar ele se apaixona por Fran Kubelik (Shirley MacLaine) uma das ascensoristas do prédio onde ele trabalha e que por ironia do destina tem um caso amoroso com um dos diretores da empresa, Jeff D. Sheldrake (Fred MacMurray) .
Fran acredita que Jeff a ama verdadeiramente e que irá se separar de sua esposa para estabelecer um relacionamento estável com a jovem. Porém na festa de natal da empresa a moça descobre que não passa de mais uma nas mãos do executivo e após uma discussão com seu amante no apartamento de Buddy, tenta suicídio ingerindo vários comprimidos de sonífero.
C.C. Baxter chega a seu apartamento e encontra a jovem ascensorista quase morta, porém com a ajuda de seu vizinho Dr. Dreyfuss (Jack Kruschen) ambos conseguem salvar a vida da jovem.

A partir de então Buddy passa se envolver mais e mais com a jovem o que acaba por custar-lhe o cargo que tanto almejou.
The Apartment é uma comédia deliciosa e inteligente onde Billy Wilder não tem a intenção de nos levar a gargalhadas, mas sim aquela sensação de bem estar diferente que alguns poucos filmes são capazes de fazer.
Jack Lemmon está comovente com aquele ar de bufão e ao mesmo tempo de bom moço que mesmo em meio a vida

agitada dos seus superiores consegue se manter pacato e fiel ao sentimento que nutre pela jovem Fran. Como sempre atuando com perfeição nos faz sentir aquela melancolia pelo seu personagem e uma simpatia gratuita logo de cara pelo jovem Buddy.
Shirley MacLaine com aqueles cabelos curtinhos e olhos apertadinhos consegue quase nos convencer que nao está atuando, que realmente é uma

Como todos já perceberam, mais uma vez Wilder aborda assuntos polêmicos para época nesse filme tais como: o adultério, suicídio e relação patrão/funcionária. Além disse faz referências a clássicos do cinema durante do desenrolar da historia, como a cena onde Jack Lemmon janta a frente da TV a espera da exibição de Grand Hotel de 1932.
Essa é mais uma comédia homérica e deliciosa, dirigida pelo mestre Billy Wilder Com um excelente roteiro e a fabulosa direção de Wilder, o filme recebeu 10 indicações ao Oscar, sendo agraciado com cinco estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Edição. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Jack Lemmon), Melhor Atriz (Shirley MacLaine), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Kruschen), Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Som.
Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jack Lemmon) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Shirley MacLaine).
Ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza
Com exceção de A Lista de Schindler (com algumas cenas coloridas), Se Meu Apartamento Falasse foi o último filme em preto e branco que ganhou o Oscar de melhor filme.
Para dar a impressão de um escritório muito grande nas cenas em que C. C. Baxter está na escrivaninha, o diretor Billy Wilder utilizou atores anões e mandou fazer móveis especiais.
O "C.C." em "C.C. Baxter" é a abreviatura de Calvin Clifford.
Deixo o DOWNLOADS de se meu apartamento falasse para quem interessar.
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part1.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part2.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part3.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part4.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part5.rar
The_apt_leg_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.part6.rar
Senha para descompactar: http://farra.clickforuns.net
