sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um Dia Para Relembrar - Two Bits


Filadélfia, 26 de agosto de 1933, mais um dia quente de verão e particularmente especial na vida de Gennaro Spirito (Jerry Barone) um garoto de aproximadamente 12 anos, que vive com a mãe a viúva Luisa Spirito (Mary Elizabeth Mastrantonio) e o avô Gitano Sabatoni (Al Pacino).
O país ainda vive com todas as suas forças os reflexos da crise de 1929, onde milhares de pessoas estão desempregadas e lutam para conseguir alguns centavos para poderem sobreviver.
Gennaro com sua inocência pensa apenas em ir a inauguração do cinema "La Paloma" a novidade da região, que promete entretenimento e diversão por apenas 25 centavos. Mas onde conseguir esse valor em meio a pobreza em que o cerca.
O garoto tem apenas duas opções, esperar que seu avô morra e deixe uma moeda de 25 centavos de herança ou tentar conseguir o valor prestando pequenos serviços para a comunidade.
Gennaro opta pela segunda alternativa e a partir desse momento inicia uma série de pequenos trabalhos que o levarão a uma vida que ele até então nunca imaginara existir e muito distante das fantasias que o La Paloma prometia. O garoto encontrará no seu caminho um médico pedófilo, o suicídio de uma dama da sociedade e o passado nada heróico de seu avô.
No final do dia, depois de passar por uma sucessão de sentimentos que ele próprio desconhece Gennaro retorna para casa e encontra seu o velho Gitano já quase morto e ele em sua última conversa com avô pergunta se somente o corpo morre ou se sentimentos e desejos também deixam de existir. Logo que o menino faz essa pergunta, percebe-se que ele não é mais a mesma criança inocente e sonhadora, ele havia tomado contato com crueldade do universo adulto.
Temendo que o garoto perdesse sua essência sonhadora, o avô de Gennaro pede para que ele prometa acreditar em seus sonhos, custe o que custar.
O final do filme é comovente e belissimo, com cenas recheadas de uma ternura impar, difícil de se ver hoje em dia.
Esta é a 2ª vez em que o diretor James Foley e o ator Al Pacino trabalham juntos. A anterior foi em O Sucesso a Qualquer Preço (1992)..
Esta é a 2ª vez que os atores Al Pacino e Mary Elizabeth Mastrantonio atuam juntos. A anterior fora em Scarface (1983).
Infelizmente ainda nao encontrei nehum vídeo relacionado ao filme para ilustrar meu blog, mas minha busca continua e assim que conseguir estarei postando.



Nenhum comentário: