terça-feira, 23 de junho de 2009

Levada da Breca - Bringing up Baby


Levada da Breca foi um filme que não teve muita sorte quando lançado em 1938, foi um fracasso de bilheteria e levou a demissão do diretor Howard Hawks dos estúdios da RKO. Até Katharine Hepburn passou por poucas e boas, foi obrigada a rescindir seu contrato com a empresa.
“Bringing Up Baby” porem, é simplesmente uma das melhores comédias que já assisti, a atuação de Katharine Hepburn e Cary Grant é uma combinação perfeita onde só temos a ganhar.
O filme conta a história de um paleontólogo extremamente desligado e desajeitado Dr. David Huxley vivido por (Cary Grant) e de uma herdeira milionária, maluca, desajeitada e muito mimada Susan Vance (Katharine Hepburn) cuja o animalzinho de estimação é um leopardo, ( que ela jura ter vindo do Brasil).

A história dos dois desajeitados se cruza quando
Dr. David vai ao encontro de um importante advogado para tentar por meio deste conseguir o patrocínio de um milhão de dólares para suas pesquisas. O Paleontólogo então marca um jogo de golfe com Alexander Peabody (George Irving) advogado que poderá permitir por meio de sua influência conseguir o capital que o Doutor precisa para dar continuidade ao seu trabalho.
Só que logo ao chegar ao campo de golfe David conhece a desastrada Susan, que o atrapalha em seu jogo e ainda destrói seu carro no estacionamento.
Como se não bastasse, David marca um encontro com o poderoso advogado em um restaurante, porém, quando chega ao local logo de imediato esbarra com o furacão chamado Susan, que mais uma vez lhe causa um série de embaraços.
Susan começa a se interessar pelo paleontólogo, porém o mesmo está de casamento marcado com sua assistente. Ela então inicia um plano muito divertido para fazer com que Dr. David caia em suas garras valendo-se de Baby o leopardo de estimação que ganhara do irmão.
Muito esperta Susan consegue convencer David a ajudá-la a levar Baby para

Connecticut. A trajetória dessa viajem é muito divertida, com os dois atrapalhados vivendo momentos hilariantes como David vestido com a camisola de Susan e sendo apresentado para sua tia milionária como um brasileiro amigo de seu irmão, que sofre de colapso nervoso e que veio passar férias na residência da família para relaxar.
Muito divertido também é ver o cachorro da tia de Susan enterrando clavícula intercostal do brontossauro que David havia ganhado de presente no quintal da propriedade da família.
Pra finalizar vale destacar que Levada da Breca foi o ápice das comédias escrachadas, foi primeiro de um contrato de seis filmes que Haward Hawks fez com a RKOwm 1937.
O filme sofreu forte críticas e quase foi censurado devido à cena onde Cary Grant está vestido com uma camisola de plumas e num ataque de nervos causado pelas maluquices de Susan diz para tia da moça eu: “sou GAY, por isso estou vestido assim.”
Essa foi a primeira vez que esse termo foi usado no cinema, levando ao escândalo. Para os críticos a procura do Dr. David pelo osso enterrado no quintal de Susan, foi nada mais nada menos que uma referência a procura de sua masculinidade perdida.

Os críticos podem ter odiado o filme, as platéias podem ter passado longe dos cinemas, o Oscar pode não tê-lo favorecido na época, mas Levada Da Breca riu por último dos seus detratores. Continua sendo uma das obras-primas de espirituosidade em celulóide.
Esse filme pode ser encontrado no blog CARIOCA BAIXE AQUI no formato RMVB ou
DOWNLOADS DO FILME FORNECIDO POR SONIA SSRJ 4SHAREAD
Levada da Breca - Bringing Up Baby (1938) DVDRip by SSRJ.rar



Um comentário:

Caio disse...

Tenho muita vontade de ver. Todas as comédias do Hawks são incríveis. Meu preferido dele é O Esporte Favorito dos Homens (1964), coisinha mais maravilhosa. Um dos poucos diretores que reinaram em Hollywood por várias décadas.

Tem um musical incrível com a Merilyn também, Os Homens Preferem as Louras.